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Projeto LAAB

Índice de Artigos

Por meio dessas parcerias e colaborações fraternas foi possível realizarmos diversas atividades como:

  • Participação em eventos sobre a temática racial, como o lançamento da Coletânea sobre História da África, as atividades organizadas pela Casa Brasil-Africa, o curso de danças circulares, o que contribui significativamente na formação dos alunos envolvidos no projeto;
  • Visita às comunidades quilombolas, como Laranjituba e África, no município de Abaetetuba, Itaboca em Inhangapi, Jurassaca em Tracuateua, que permitiram aproximar a universidade dessas comunidades tradicionais;
  • Realização de formação continuada de professores nos municípios de Castanhal, Tracuateua, Inhangapi e Igarapé-Açu;
  • Oferta de oficinas que abordam vários aspectos da ludicidade africana como: brincadeiras infantis africanas e jogos de tabuleiros e mancalas;
  • Realização de vivencia lúdica com as crianças das comunidades visitadas ou de escolas públicas, inclusive sobre a coordenação dos alunos de graduação que integram o projeto, como o realizado na praça do Estrela ou no município de Santa Maria.
  • Criação, desenvolvimento e administração de um site para ampliar a visibilidade das ações do projeto. Tal site serve de registro das atividades desenvolvidas servindo de memória das ações e espaço de publicação do grupo;
  • Elaboração de um e-book sobre jogos infantis africanos e afro-brasileiros para subsidiar os professores para a educação das relações etnicorraciais.

Em 2012 o projeto foi ampliado e passou a apresentar o seguinte nome: "Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira: Produção de material didático e de metodologias específicas para escolas quilombolas". Nesta versão, o projeto foi submetido ao edital do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica, da Pró-reitoria de Graduação, da Universidade Federal do Pará (PAPIM/PROEG/UFPA), versão 2012 e ao Edital do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO – PIBEX, da Pró-reitora de Extensão – PROEX, EDITAL nº 20/2011. Em ambos os editais o projeto foi aprovado passando a equipe a ser composta por 3 bolsistas.
O projeto de 2012 toma a formação inicial e continuada de professores para a educação das relações etnicorraciais, a pesquisa e a produção de matérias didático-metodológicos sobre a cultura lúdica africana e afro-brasileira, com foco na realidade das comunidades quilombolas da Amazônia paraense, como seus três grandes desafios. Desafios assumidos com a coragem e com a alegria que caracteriza os estudos em ludicidade. Os objetivos de 2012 são:

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