Publicações
O livro apresenta o resultado de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, realizados no período de 2021 a 2023, com a participação ou orientação da Profa. Dra. Débora Alfaia da Cunha, vinculada à Faculdade de Educação do Campus de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O campo privilegiado das ações, que culminaram com a presente obra, são as comunidades quilombolas do nordeste paraense, em especial a Menino Jesus de Petimandeua, em Inhangapi, e São Pedro, em Castanhal.
O diálogo com essas comunidades ocorreu pela imersão em diferentes atividades colaborativas com estudantes, professores e lideranças desses territórios, que permitiram compreender a força da cultura popular lúdica da infância amazônica em terras quilombolas.
Sendo resultado de um diálogo e de uma observação atenta sobre a cultura infantil nessas comunidades, o livro se constitui em um tributo a esse grupo etário especifico, barulhento, vivo e alegre, e um testemunho sobre a força ancestral do brincar, como um construto importante da cultura quilombola que se mantém vivo nas práticas corporais infantis.
A obra digital “Pesquisas em Educação e diversidade: Inclusão e direito à diferença”, lançado pela editora D.A.C, foi organizado pela professora Dra. Débora Alfaia da Cunha e reúne textos, de autores e coautores comprometidos com a pesquisa cientifica e com a equidade racial e social, como Míghian Danae Ferreira Nunes, Assunção José Pureza Amaral; Claudio Lopes de Freitas; Francisca Andréia Gonçalves Amorim; Geiziane Ferreira de Lima, Gesiel Melo; Gleice Tatiane Barros Silva; Joel Cardoso; Lucivana Oliveira da Silva e Rosalice Queiros dos Santos.
O E-book reúne 3 tipos de artigos. O primeiro grupo, abriga textos originalmente elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). O segundo grupo, reune produções derivadas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) orientados pela coordenadora do LAAB. No terceiro, encontram-se publicações de autores convidados, que pesquisaram diferentes aspectos sobre a negritude. Apesar de objetivos distintos, todos os textos versam sobre à diversidade e a inclusão no campo educativo (o que abarca a defesa de direitos das crianças, mulheres, negros, negras, pessoas com deficiência, entre outros).
Importa destacar que o presente e-book não se constitui em trabalho inédito. Contudo, sua publicação é relevante por reunir em uma única obra textos já publicados, mas nem sempre fáceis de serem acessados. A lógica de organização dos anais digitais e as dificuldades técnicas de manutenção de sites de eventos e periodicos, termina, na prática, dificultando o acesso aos textos produzidos.
Essa problemática tem sido respondida por diferentes editoras, por meio da publicação de livros que incorporam os artigos apresentados em eventos, dando maior visibilidade ao trabalho escrito. Seguir essa estratégia é o intuito da presente obra.
e-Book "Dividir e Brincar com Papel: a dobradura no ensino de frações"
Obra didática da professora Doutora Débora Alfaia da Cunha, com ilustrações da artista visual Suzana Alfaia da Cunha.
O e-book é uma versão ampliada da apostila elaborado para a oficina “Dividindo e brincando com papel: a dobradura no ensino de frações”, ministrada pela autora durante o 3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Norte, modalidade on-line, realizado de 18 a 20 de junho de 2021, pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
A oficina e a produção de materiais didáticos constituem ações do Projeto de Extensão universitária “Ludicidade, interculturalidade e educação: Produção de materiais didáticos e de metodologias para a educação das relações étnico-raciais” coordenada pela Prof.ª Débora Alfaia e pelo prof. Claudio Lopes de Freitas. Entre os objetivos do referido projeto de extensão encontra-se o de promover a formação de professores e alunos do Ensino Fundamental em temas interculturais. Na versão de 2021 do projeto, o foco definido foi a alfabetização matemática e a realização de atividades culturais e lúdicas pautadas nas contribuições da etnomatemática de Ubiratan D’Ambrósio e Paulus Gerdes.
Muitas das ações planejadas partem da valorização da matemática e da ludicidade africana e afro-brasileira. Contudo, o projeto de extensão realiza diálogos interculturais com outras tradições, como se pode perceber na oficina de dobradura, com a arte japonesa do origami.
Assim, a oficina traz para a formação de professores o encontro da cultura infantil com a tradição asiática, aproximando a técnica do origami com as brincadeiras com papéis, para o ensino de frações na escola fundamental.
As atividades práticas não devem ser pensadas como receitas prontas, mas como sugestões para o uso do papel como material lúdico, como caminhos para aliar a alegria ao aprendizado matemático. O E-book está disponível no site da ANPMat – Associação Nacional dos Professores de Matemática do Ensino Básica – no link disponibilizado abaixo.
Clique aqui para baixar o e-Book (formato pdf, tamanho 4,38 MB)
O e-book “Corporeidade e educação na roda de capoeira angola: reflexões sobre a pedagogia de Mestre Bezerra no final da década de 1990”, de autoria da profa. Dra. Débora Alfaia da Cunha, socializa, em grande parte, a pesquisa originalmente apresentada como monografia para a obtenção do título de especialista em Corporeidade, Esporte e Educação, sob a orientação da Profª Msc. Maria Neusa Monteiro, do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará, em 1998. Agora, o texto foi ampliado, revisado e atualizado para a publicação digital de 2020.
O objetivo da publicação digital de uma pesquisa de duas décadas atrás é evidenciar a atualidade dos valores educativos que emanam da roda de capoeira; bem como fazer um tributo aos velhos mestres, como guardiões da memória e produtores culturais relevantes, além de se destacar a urgência de políticas de valorização desses mestres negros, do reconhecimento de seu papel e importância cultural.
Em um momento em que manifestações contra o preconceito ganham as ruas, é importante lembrar que as estratégias de superação do racismo estrutural, no Brasil e no mundo, passam pela instauração de uma nova episteme, que valorize a diversidade de saberes e práticas, o que implica reconhecer seus produtores, mulheres e homens negros, em especial as velhas e velhos negros. É preciso que suas produções culturais sejam visibilizadas, respeitadas e valorizadas, inclusive economicamente, gerando renda e dignidade.
O E-book “Educação, Negritude e Interculturalidade”, organizado pela Professora Doutora Débora Alfaia da Cunha, reúne artigos elaborados e apresentados em diferentes eventos da área de educação por integrantes do Projeto de Extensão em ludicidade africana e afro-brasileira (LAAB/UFPA). Tais trabalhos marcam ainda o início da organização do Grupo de Estudo e Pesquisa em Interculturalidade e Educação (GEPIntE).
O intuito da obra, é se constituir em um canal mais eficiente de divulgação das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo projeto LAAB e o GEPIntE.
Estamos disponibilizando um novo e-Book “Mancalas e tabuleiros africanos: contribuições metodológicas para educação intercultural”.
É mais uma obra vinculada ao Projeto de extensão LAAB, da UFPA.
O livro é resultado das experiências acumuladas nas formações de professores e crianças nas oficinas de jogos de tabuleiros e mancalas, realizadas pelo projeto LAAB.
Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida desde que citada a fonte.
Observação: Caso não esteja conseguindo baixar o e-Book, por favor entre em contato.
A presente obra disponibiliza alguns resultados das ações desenvolvidas pelo projeto Ludicidade Africana e Afro-brasileira (LAAB), criado em 2011. O objetivo do projeto era promover capacitação pedagógica para a educação das relações étnico-raciais, com foco no desenvolvimento de metodologias lúdicas.
Resumo
A importância das brincadeiras e jogos para a aprendizagem possui uma vasta literatura científica e uma base teórica consolidada, porém, da teoria à prática, a vivência lúdica ainda enfrenta barreiras dentro do ambiente escolar. Essa contradição justifica a necessidade de mais estudos que permitam uma real inserção da vivencia lúdica na escola e a demonstração de suas potencialidades para a aprendizagem de conteúdos e atitudes socialmente relevantes. Esse é o objetivo do plano de trabalho que toma como referência a ludicidade africana como estratégia didática para o aprendizado das relações etnicorraciais. Delimita ainda o uso da tecnologia e em particular da internet, como ferramenta didática para o ensino da ludicidade e da história e cultura africana. Metodologicamente, o estudo procura identificar a existência de sítios com brincadeiras educativas de origem africana, bem como fontes de pesquisa sobre cultura e história africana e afro-brasileira disponíveis na Web, que possam auxiliar os docentes para a construção de uma Educação antirracista.
O Brasil é um país com uma ampla diversidade cultural que necessita ser valorizada e por muitas vezes respeitada por seus nativos. Nesse aspecto a escola exerce um importante papel na contribuição dessa concepção, os professores precisam estar capacitados para o ensino e a formação continuada faz-se necessária no tocante a tal preparação. O projeto “Ludicidade Africana e Afro-brasileira” busca estreitar as relações no aspecto às culturas em questão que historicamente são discriminadas...
Antecipando-se a esse processo, oprojeto “Educação e Ludicidade africana e afro-brasileira” como já foi dito, pretende contribuir desde já com a formação continuada dos professores juntamente à elaboração de materiais didáticos voltados para o cumprimento da lei10.639/03,e buscar encontrar uma metodologia adequada como auxilio da ludicidade, para que todos em suas mais variadas formas de aprendizado tenham acesso à educação, firmando-se assim um compromisso de combate à desigualdade racial...
RESUMO
O artigo versa sobre a formação inicial e continuada de professores para o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira, a partir da perspectiva dos professoresalunos do PARFOR/UFPA, com o objetivo de evidenciar as lacunas na formação desses profissionais para a efetivação da Educação das Relações Etnicorraciais. Metodologicamente, o estudo se configura como uma análise de abordagem qualitativa, realizado através de pesquisa de campo, no Campus de Castanhal. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de 180 questionários para professores-alunos das turmas de graduação vinculadas ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, durante o mês de julho de 2012. Os resultados indicam a ausência de formação inicial e continuada adequada sobre as questões raciais, em contraste com o grande interesse dos professores entrevistados. A análise conclusiva evidência a urgência da introdução dos estudos culturais, em particular voltados ao “patrimônio negro”, na formação inicial e continuada de professores, para que estes possam se sentir mais instrumentalizados à implantação nas escolas dos objetivos antirracistas da legislação educacional vigente.